terça-feira, 7 de abril de 2020

MAPA POLÍTICO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE MONTES CLAROS 2020

NOTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)
EM BUSCA DE REELEIÇÃO, VEREADORES MUDAM DE PARTIDOS
A imagem pode conter: 24 pessoas, incluindo Arthur Amorim Júnior, San Andrade, Joselito Almeida, Wilton Dias, Ildeu Maia e Rodrigo Cadeirante
A Câmara Municipal de Montes Claros sofreu algumas mudanças em sua representação partidária. Por isso, houve muita correria e trabalhos de bastidores no sábado 4, em terras montesclarinas, para cumprir a meta estabelecida pelo TSE sobre as janelas para as trocas partidárias, do registro de estatuto de partidos e da renúncia de políticos que pretendem disputar outros cargos nas eleições deste ano. As lideranças partidárias conseguiram montar suas chapas e muitas foram as mudanças relacionadas aos partidos políticos. Nesta dança de partidos, os que ficaram sem representações na edilidade local foram: PHS, PTC, PT, PMN, PPL, e PSDC. Os que ficaram mais fortalecidos são: Cidadania, com 5; e MDB, com 4; e Rede, com 3; PP e PTB, com 2 cada um. Com as mudanças, a Câmara Municipal de Montes Claros ficou assim representada: Soter Magno (PSD), Claudim da Prefeitura (CIDADANIA), Raimundo do Inss (PDT), Marcos Nem (PSC), Valcir da Ademoc (PTB), Graça da Casa do Motor (PSL), Ildeu Maia (PP), Dr Marlon (AVANTE), Wilton Dias (PTB), Ailton do Vilage (REDE), Valdecy Contador (CIDADANIA), Pastor Elair (MDB), Edmilson Magalhães, (CIDADANIA), Rodrigo Cadeirante (REDE), Dr. Valdivino (MDB), Idelfonso da Saúde (MDB), Maria Helena Lopes (MDB), Daniel Dias (PC do B), Aldair Fagundes (CIDADANIA), Neia do Crianca Feliz (REDE), Sérgio Pereira (PP), Fábio Neves (PSB), e Júnior Martins (CIDADANIA).

CIDADANIA COM CINCO VEREADORES
O Cidadania, do prefeito Humberto Souto, foi o partido que mais ganhou vereadores que buscam à reeleição, na eleição deste ano. O partido que elegeu os vereadores Claudim da Prefeitura, Júnior Martins e Oliveira Lêga, será representado na eleição deste ano, pelos vereadores Aldair Fagundes, que deixou o PT, do Deputado Paulo Guedes; Valdecy Contador, que foi eleito pelo PMN; e Edmilson Magalhães que se desfiliou do PSDB, do ex-governador, o deputado federal Aécio Neves. Entretanto, o Cidadania perde o vereador cassado Oliveira Lêga que deixou a legenda para se filiar ao PP, de Ruy Muniz.

PP COM ILDEU, SÉRGIO E LÊGA
Por falar em PP, o vereador Ildeu Maia que vai em busca do seu sétimo mandato consecutivo, ganha na eleição deste ano, as companhias de Sérgio Pereira, que foi eleito pelo Democrata Cristão - DC; e do ex-colega de parlamento, o militar reformado Oliveira Lêga, que foi cassado no atual mandato e que se desfiliou do Cidadania.

SAI NEM ENTRA SÓTER
O presidente da Câmara, vereador Marcos Nem, que foi eleito pelo Partido Social Democrático – PSD se desligou da agremiação e na eleição deste ano vai concorrer pelo Partido Social Cristão - PSC, do deputado federal Noraldino Júnior. Mas a agremiação do senador Carlos Viana e do deputado Gil Pereira não ficará sem representante na edilidade, o vereador e ambientalista Sóter Magno, eleito pelo Partido Progressista – PP, decidiu mudar de casa e vai concorrer na eleição de outubro, pelo PSD.

REDE COM RODRIGO, AILTON, E NÉIA
O REDE Sustentabilidade que contava em suas trincheiras apenas com o vereador Rodrigo Cadeirante, ganha as companhias dos colegas Néia do Criança Feliz que deixou o Partido Social Democrata Cristão – PSDC e Ailton do Vilage que desfiliou do PHS.

MDB COM DR. PASTOR, SAÚDE E MARIA
O MDB, de Tadeuzinho Leite, que contava em suas fileiras com os vereadores Pastor Elair, Dr. Valdivino, e Idelfonso da Saúde, ganha agora, a presença da colega Maria Helena Lopes, que deixou o Partido Pátria Livre – PPL.

PTB COM VALCIR E WILTON
E o PTB, do deputado Arlen Santiago e do empresário Kiko Canela, que no atual mandato contava apenas com o vereador Valcir da Ademoc, já que o seu colega de vereança, Cláudio Prates, renunciou ao mandato, não buscará sozinho à reeleição. O colega Wilton Dias deixou o Partido Humanista da Solidariedade - PHS e se filiou ao PTB.

VEREADORES DEIXAM O PHS
O PHS que contava com três vereadores na edilidade montesclarina, fica sem representatividade. Deixaram o partido, a vereadora Graça da Casa do Motor, que se filiou ao PSL, do deputado federal Marcelo Freitas; Wilton Dias que se filiou ao PTB, e Ailton do Vilage que se filiou ao Rede Sustentabilidade.

DR. MARLON NO AVANTE
O Partido Trabalhista Cristão – PTC anota mais uma baixa em seu quadro de filiados, e fica sem representação na edilidade local, o vereador Dr. Marlon deixou a agremiação e se filiou ao Avante, do deputado federal Luis Tibé.

VEREADORES QUE NÃO MUDARAM
Os vereadores que não mudaram de partido são, Raimundo do INSS (PDT), Fábio Neves (PSB), Ildeu maia (PP), Valcir da Ademoc (PTB), Idelfonso da Saúde (MDB), Dr. Valdivino (MDB), Pastor Elair (MDB), Claudim da Prefeitura (Cidadania), Júnior Martins (Cidadania), Daniel Dias (PC do B) e Rodrigo Cadeirante (Rede)

(*) Arthur Amorim Júnior - Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste site correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor gestor.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.