quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Barragem de Juramento teve menos chuva que Montes Claros

A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

A Barragem de Juramento teve menos chuvas do que a cidade de Montes Claros neste ano, pois enquanto a cidade estava com 198 milímetros nos seis primeiros dias do ano, a barragem estava com 137,7 mm. A Copasa informou que no dia 30 de dezembro de 2019, a barragem de Juramento estava com 21,64% do seu nível de capacidade de armazenamento. Em 01 de dezembro do mesmo ano, a barragem estava com 13,87% de sua capacidade. O acumulado de chuvas registradas na área da barragem no mês equivale a 219,70 mm. Já em janeiro de 2020, até esta terça-feira (07/1), o acumulado de chuvas registradas na área da barragem equivale a 137,7 mm.
A Companhia informa ainda que a barragem de Juramento estava com 24,51% do seu nível de capacidade de armazenamento e que o longo período de estiagem nos últimos anos tem impactado diretamente a disponibilidade de água das fontes de produção para o abastecimento público, em Montes Claros. Para garantir o fornecimento de água aos moradores da cidade durante este período, a Companhia iniciou em 17 de novembro de 2019, o rodízio como medida preventiva. O término do período de restrições no abastecimento dependerá da normalização das condições das fontes de produção de água.
A situação critica da Barragem de Juramento tem preocupado os montes-clarenses, pois o local é responsável por 40% do abastecimento da cidade. Isso levou a Copasa a construir uma adutora, saindo do rio Pacui até Montes Claros e agora anuncia mais uma adutora, para trazer a água do rio São Francisco, em Ibiaí. (GA)

Fonte: Gazetanortemineira

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste site correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor gestor.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.