terça-feira, 17 de dezembro de 2019

LUTO - COMUNICAMOS O FALECIMENTO DO ELIAS SIUFI


Montes Claros está de luto. Morreu hoje o jornalista Elias Siufi, um dos grandes construtores de nossa cidade, pois ele contribuiu para o desenvolvimento da cidade em todos os sentidos. Saudades eternas.



MINHA DÍVIDA COM ELIAS SIUFI

Por Fredi Mendes
17 DEZ 2019

Elias Siufi nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de janeiro de 1941. Ele era filho de Antônio Siufi e Zakie Naras. Os pais fugiram da guerra no Oriente Médio e se conheceram em São Paulo.

Elias foi o caçula de sete filhos da família Siufi. O pai morreu quando o pequeno Elias tinha 40 dias de nascido. Cresceu ajudando os irmãos e a familia em um tradicional comércio que vendia de "agulha a avião". 

Elias, ainda adolescente, montou com os irmãos a primeira  distribuidora da Coca-cola da região. Mais tarde abriram uma fábrica de refrigerantes, cachaça e licor de pequi. Eles mesmo produziam, engarrafavam e entregavam nos bares e restaurantes. 

No entanto não foi no comércio que Elias Siufi encontrou a profissão que lhe faria feliz e realizado. Depois de uma temporada estudando e trabalhando em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, voltou para Campo Grande, onde começou a ajudar o irmão mais velho, Nassura Siufi,  na Rádio Cultura e a produzir shows com artistas de renome nacional, como Roberto Carlos.

Em pouco tempo, a competência do jovem Elias Siufi foi reconhecida pela Rede Bandeirantes, que fez um desafio ao homem que iria revolucionar a comunicação do Norte de Minas. Ele recebeu a oferta de um salário  irrecusável para que se mudasse para Montes Claros e assumisse o comando da Rádio Sociedade, que na época era ligada ao Grupo Bandeirantes.

Casou-se com Vera Siufi em Campo Grande e mudou-se para o sertão mineiro. Acompanhou ano a ano o desenvolvimento do que viria a se transformar numa próspera cidade. Fez do bom jornalismo uma ferramenta para impulsionar a economia local,  negociar verbas e investimentos junto aos governos federal e estadual, mas sobretudo, mostrar a força da Comunicação como agente transformador de uma sociedade. 

Com o sucesso estrondoso à frente da Rádio Sociedade, a Bandeirantes fez outra proposta desafiadora: a criação da primeira emissora de tevê da região.  Pouco tempo depois, no dia 14 de setembro de 1980 era inaugurada a TV MONTES CLAROS. Até o final do século XX, Elias Siufi consolidou-se como um dos homens mais influentes do interior de Minas.  Os assuntos da política, da economia e da sociedade passavam por ele.

Apesar de tanto poder, nunca perdeu a humildade e era reconhecido por permitir que outras pessoas brilhassem e construíssem a própria história.  Foi assim que lançou importantes nomes da Imprensa e da política, como o polêmico  radialista Tadeu Leite, que por meio do Programa BOCA NO TROMBONE tornaria-se prefeito por três vezes, deputado estadual, federal e secretário de Estado.

Da chegada a Montes Claros  nos 60 até a gestão do ex-prefeito  Ruy Muniz, em 2016, , Elias Siufi participou direta e indiretamente de todas as administrações de Montes Claros. Maçom, rotariano e de espírito conciliador tinha livre trânsito e era respeitado por todas as entidades de classe. 

Pouco tempo depois de vender a afiliada da Rede Globo para a própria Rede Globo, Elias assumiu com competência a gestão da Santa Casa. Pelas mãos e pelo coração dele, o hospital modernizou-se e humanizou-se. Não há dúvidas que parte da história das últimas seis décadas de Montes Claros foi escrita e contada pelo homem que é considerado o PAI DA TELECOMUNICAÇÃO DE MONTES CLAROS.

Infelizmente, e por culpa minha, Elias partiu antes de ler a biografia que estou escrevendo sobre ele, mas tenho certeza que O CHEFE, lá de cima, vai entender tanta demora, afinal,  conheceu e conviveu com muitos jornalistas e por isso sabe que somos uma "racinha boêmia e enrolada". 

A imprensa está de luto.

Foto de Elias Siufi quando criança no Colégio Católico Dom Bosco, em Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste site correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor gestor.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.