sábado, 7 de setembro de 2019

SINDASP-MG NORTE DISCUTE O DILEMA DA SAÚDE DO SERVIDOR PENITENCIÁRIO COM O MÉDICO DR. EMERSON GUIMARÃES




by Magno Willian
7 SET 2019

Os Agentes de Segurança Penitenciários do DEPEN-MG da 11ª Região Integrada de Segurança Pública discutiram as condições de saúde do servidor prisional e inclusão do PNAISP nos Presídios da cidade nesta última sexta-feira (6). A convite do SINDASP-MG NORTE, o médico Dr. Emerson Guimarães participou da reunião com Dirigentes Sindicais Uarlei Santos, Alexandre Figueiredo, e também com o Diretor Regional Adaílson Santos, no Prédio da 11ª RISP, que é sediado na Av. Maj. Alexandre Rodrigues, 301 - Ibituruna, Montes Claros – MG.
Nessa premissa, o Diretor Regional do SINDASP-MG NORTE Uarlei pontuou dados alarmantes de autoextermínio praticado pelos operadores da Segurança Pública nos últimos meses. O sindicato da categoria está debruçando para combater à depressão e outras doenças que alastram dentro do Sistema Penal. Diante das inúmeras reivindicações, o médico Dr. Emerson Guimarães colocou-se à disposição para atuar nas reuniões, e conhecer afundo os relatórios clínicos e propôs buscar junto a todos um remédio de imediato para ajudar os trabalhos.
No que tange a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), o qual prevê a inclusão da população penitenciária no SUS, o processo de cadastramento ainda é uma incógnita no município. Os delegados sindicais manifestaram que o SUS tem que garantir ao Sistema Prisional o direito à cidadania na perspectiva dos direitos humanos.
Portanto, os representantes do Sistema Penal cobram diariamente as garantias e os direitos preconizados na legislação referente ao Plano de Saúde do IPSEMG, e que funciona de maneira precária, e coloca em risco milhares de servidores e familiares. Nesse liame, um funcionamento eficaz do PNAISP, poderá assistir os usuários do sistema penal com tratamento clínico especializado. Por fim, os Agentes do DEPEN-MG agradeceram o apoio técnico do  Dr. Emerson Guimarães e também tratamento recíproco do Diretor Regional da 11ª RISP, nesse processo de construção por uma profissão mais sociável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste site correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor gestor.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.