quarta-feira, 24 de abril de 2019

DIRETORES DO SISTEMA PRISIONAL DE MINAS GERAIS PARTICIPAM DA SEMANA DO 1° ENCONTRO DE DIRETORES DO SISTEMA PENITENCIÁRIO


Brasília-DF
24 ABR 2019

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), realiza esta semana o 1º Encontro de Diretores de Unidades Prisionais, em Brasília. O evento, que teve início na terça (23) e será finalizado na sexta (26) conta com representantes de unidades prisionais de todo o País, com o objetivo de propiciar o intercâmbio de boas práticas, além do compartilhamento de informações sobre o sistema penitenciário.

O diretor-geral do Depen, Fabiano Bordignon, fez a abertura do evento e destacou que o encontro visa focar na liderança e formação dos diretores dos estabelecimentos prisionais, figuras decisivas para a execução penal. “Os diretores são agentes protagonistas das esperadas mudanças no Sistema Prisional Brasileiro, com foco na retomada do controle e disciplina nas unidades prisionais e também da ressocialização pelo trabalho e estudo”, afirmou Bordginon.

Esta é a primeira vez que o Departamento Penitenciário nacional realiza um evento como este. A expectativa é que até 2020 ocorram mais quatro encontros. O secretário de Estado de Administração Prisional, General Mario Araujo, cumpria agenda na capital do Distrito Federal e aproveitou a ocasião para encontrar e conversar com os diretores de Minas presentes no evento. O chefe da pasta destacou a importância da ação para a troca de informações, bem como o excelente trabalho que vem sendo realizado pelos diretores do sistema prisional mineiro, mesmo diante das dificuldades.

Para o subsecretário de Segurança Prisional, Rodrigo Machado, estar no primeiro encontro juntamente com diretores do sistema prisional mineiro é de suma importância para que Minas Gerais continue aprimorando as suas práticas prisionais. “A integração que ocorre com outras unidades da federação é essencial para a melhoria da nossa realidade. Este contato com outros colegas nos permite viabilizar visitas futuras a outros Estados para que possamos ver na prática as suas boas ações logísticas e operacionais e, posteriormente, quando possível, aplicá-las em Minas também”, disse Machado.

Representantes mineiros:

Representando Minas Gerais participam do evento o subsecretário de Segurança Prisional da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Rodrigo Machado; o diretor do Presídio Professor Jacy de Assis, Luciano Evangelista Cunha; o diretor do Presídio Regional de Montes Claros, Pedro Maia; o diretor do Presídio de Itajubá, Rodney Dantas; o diretor da Penitenciária Agostinho de Oliveira Junior, Paulo Henrique Pereira; o diretor do Presídio de Paracatu, José Cláudio Pereira e a diretora do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, Juliana Camargo.

A diretora do maior complexo penitenciário feminino de Minas Gerais, Juliana Camargo relatou que as experiências adquiridas estão sendo tão enriquecedoras que, a cada palestra assistida, novas ideias de aplicação para a sua realidade surgem. “Esta é uma experiência única. Estamos no segundo dia de evento e já aprendi muita coisa que pode ser aplicada na rotina da minha unidade. Estou feliz e agradecida pela oportunidade em aprender tanto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste site correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor gestor.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.