terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

CONVITE - AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIOS (FEMININO) MG

Prezada Agente de Segurança Penitenciário de Minas Gerais



Primeiramente, gostaríamos de nos apresentar. Somos Cleide e Juliana, alunas do curso de mestrado em Educação Tecnológica oferecido pelo CEFET/MG e estamos pesquisando sobre o trabalho das mulheres que exercem a função de Agente de Segurança Penitenciário em Minhas Gerais. A seguir contamos um pouquinho mais sobre nós. 

"Meu nome é Cleide da Conceição Solano, sou servidora da Ouvidoria Geral do Estado e atuo como gestora no Sistema Penitenciário/Educacional no atendimento a assédio moral. Anteriormente, trabalhei na Academia do Sistema Prisional e no Gabinete da SEAP. No decorrer do tempo, fazendo visitas em presídios e penitenciárias mineiras, tentei compreender a dimensão e importância do trabalho dos ASPs e em especial de algumas agentes. Como mestranda no Cefet - MG, inicialmente minhas pesquisas eram voltadas para os presos, mas neste percurso fui tomada por um encantamento pela profissão ao passo em que percebi necessidade de estudar mais as limitações, relevância e evidenciar academicamente a existência de tão importante profissão, pois não se produz política pública sem o devido reconhecimento científico".  

"Meu nome é Juliana de Ávila Ferreira e sou Agente de Segurança Penitenciária. Atualmente me dedico à logística das das atividades de segurança das unidades da SEAP. Assim, como a minha colega Cleide, possuo profunda admiração pelas minhas colegas de farda. A profissão, predominantemente ocupada por homens, representa alto risco em suas atividade. Apesar de sermos minoria, nós mulheres mostramos diariamente nossa força no sistema prisional mineiro, conquistando mais espaço na carreira e trabalhando pela segurança do estado, enfrentando as dificuldades da segunda profissão mais perigosa do mundo, quebrando os paradigmas de preconceito de gênero."

Convidamos você a responder um questionário que nos auxiliará nas pesquisas. Este aborda questões relacionadas ao seu perfil e as atividades que envolvem a sua profissão.

Sua contribuição é muito importante, pois o resultado do trabalho será publicado e poderá se tornar referência acadêmica e ser utilizado na elaboração de políticas públicas, trazendo melhoria do ambiente de trabalho e profissionalização da carreira.

Salientamos que sua identidade não será revelada, pois os dados serão utilizados apenas para fins estatísticos. Esclarecemos que esta pesquisa não é institucional, portanto não é promovida pela Secretaria de Estado de Administração Prisional. A responsabilidade é das pesquisadoras acima mencionadas e a participação é de livre e de espontânea vontade. 

Nestes termos, esta pesquisa será submetida ao Comitê de Ética do Cefet - MG. Os riscos decorrentes de sua participação na pesquisa são apenas constrangimentos durante a leitura e marcação no questionário ou entrevistas, receios pelas informações ofertadas e desconforto devido à condição de pesquisado.  

Se depois de consentir, V.Sa desistir de continuar participando, tem o direito e a liberdade de retirar sua anuência em qualquer fase da pesquisa, seja antes ou depois da coleta dos dados, independente do motivo e sem nenhum prejuízo. Você não terá nenhuma despesa e também não receberá nenhuma remuneração. 
Os resultados da pesquisa serão analisados e possivelmente publicados, mas sua identidade, caso deseje informar,  - notadamente devido à natureza da pesquisa - não será divulgada, sendo guardada em sigilo.

Qualquer dúvida ou necessidade – neste momento, no decorrer da sua participação ou após o encerramento ou eventual interrupção da pesquisa – poderá ser dirigida às pesquisadoras, por e-mail (cleidinhabh@hotmail.com ou juavilaferreira@gmail.com), telefone ((31) 98742-0470 ou (31) 99269-2530).

Se preferir, ou em caso de reclamação ou denúncia de descumprimento de qualquer aspecto ético relacionado à pesquisa, você poderá recorrer ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), vinculado à CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), comissões colegiadas, que têm a atribuição legal de defender os direitos e interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade, e para contribuir com o desenvolvimento das pesquisas dentro dos padrões éticos. Você poderá acessar a página do CEP ou contatá-lo pelo endereço: Av. Amazonas, n. 5855 - Campus VI; E-mail: cep@cefetmg.br; Telefone: +55 (31) 3379-3004 ou presencialmente, no horário de atendimento ao público: às terças-feiras: 12:00 às 16:00 horas e quintas-feiras: 07:30 às 12:30 horas.

Reiteramos os contatos e agradecemos imensamente o tempo dispensado em responder a esta pesquisa e nos colocamos à disposição para esclarecimentos por e-mail (cleidinhabh@hotmail.com ou juavilaferreira@gmail.com) ou através dos telefones (31) 98742-0470 (Cleide) ou (31) 99269-2530 (Juliana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Os comentários postados pelos leitores deste site correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor gestor.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.